segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Berlim

"Qualquer pessoa que estivesse pouco antes das oito nas Portas de Brandenburgo teria encarado como um sonho absurdo que uma multidão pudesse estar em cima do Muro daí a quatro horas", lê-se num editorial do jornal alemão Kölnische Rundschau. Faz hoje precisamente 20 anos desde a queda do Muro de Berlim.

O Muro de Berlim foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos EUA e República Democrática Alemã (RDA).

Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanda Oriental anunciou dia 9 de Novembro1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, numa atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico, mais tarde, equipamentos industriais foram usado para remover quase toda a estrutura. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de Outubro de 1990. O governo de Berlim incentiva a visita ao muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário