quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reciclagem

O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já seja utilizado popularmente para designar o conjunto de operações envolvidas. O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com um maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial. A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5kg.
Se somarmos toda a população mundial, os números são extremamente assustadores.
O aumento excessivo da quantidade de lixo deve-se ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais os países são industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.
Uma garrafa de plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém esse material pode ser reaproveitado, tranformando-se em novos produtos ou matérias-primas, sem perder as propriedades.
Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos a evitar a poluição e a facilitar o seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos a poupar o meio ambiente e a contribuir para um desenvlovimento sustentável.

Segue a política dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar)!







Nenhum comentário:

Postar um comentário